Óculos não é só moda

Por Danielle Ewald 

especiais_oculos_elis.jpg  especiais_oculos12.jpg  especiais_oculos5.jpg

De grau ou de sol, os óculos são considerados por muitas pessoas acessório indispensável ao rosto. De todos os formatos, estilos e tamanhos, os óculos possuem muitas funcionalidades, que muitas pessoas desconhecem.

É claro que há casos, como o meu, em que o óculos são uma necessidade obrigatória, devido a algum tipo de deficiência visual(miopia, hipermetropia, etc.). Mas esta não é a questão que pretendo discutir aqui. Quero falar dos óculos não só como acessório da moda, mas como uma proteção aos olhos.

Cada vez mais diversificado, os óculos também ditam moda. Quem não se lembra há alguns anos quando veio a febre dos óculos de sol bem grandes, chamado por muitos de óculos de “abelha”. A maioria aderiu ao estilo, mesmo sabendo que podia estar parecendo um “abelhão”.

Os óculos além de nos deixar mais elegantes, e de ajudar a enxergar, ele possui uma função muito e importante, mas que muitos não dão a devida atenção. Os óculos nos protegem dos nocivos raios ultravioletas.

As pessoas têm que ter em mente que tudo o que os raios ultravioletas causam de malefícios a pele, também atinge os olhos. A longo prazo os raios podem provocar lesões oculares, catarata, degenerações na retina, dano epitelial na superfície da córnea, conhecida como fotoceratite, entre outros danos.

Para você ter idéia de quão importante é o uso dos óculos. Especialistas constaram que o uso de boné protege os olhos de aproximadamente metade dos raios ultravioletas, mas os óculos escuros conseguem protegê-los em até 100%.

Então vamos usar mais óculos de sol, porque além de deixar o rosto esteticamente mais elegante, nós protegemos os olhos. Mas atenção! A Associação brasileira de Produtos e Equipamento Ópticos(Abiótica) recomenda aos consumidores que exijam o certificado do filtro anti-UV.  Pois a cor escura dos óculos ajuda a filtrar a faixa visível dos raios, mas não consegue sozinha bloquear a parte invisível dos ultravioletas. Sendo necessário, portanto a existência dos filtros.

Leia também:

Olhos e oftalmologia

Óculos de sol: cuidados na hora da compra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s