O vai-e-vem da moda xadrês

Por Ludmylla Gomes. 

Não é novidade para ninguém que o xadrês está de volta com tudo no outono-inverno 2008. Essa estampa se tornou figura fácil dos principais desfiles da temporada, tanto nas passarelas, quanto nas roupas das mais antenadas e “apressadinhas”. E em meio a esse vai-e-vem do clássico xadrês, por que não contarmos um pouco de sua história?

                                                     O xadrês em sua versão chiquérrima!!!xadrez-2.jpg

Se você pensa que a peça surgiu inspirada nos jogos de tabuleiros de mesmo nome, saiba que pode estar enganado. O jogo de xadrez tem sua origem bastante questionada, mas uma das versões mais aceitas é a de que o jogo teria se originado na Índia, por volta do século VI.

Já a estampa que encontramos pelas vitrines mais antenadas pode ter surgido na Idade do Ferro (700 a 50  a.C). Pasmem! Em escavações arqueológicas na Alemanha e Dinamarca foi que descobriram vestígios de sacrifícios humanos nos quais foi possível identificar as padronagens de tecidos xadrez em fio de lã. De lá pra cá e dando um grande salto na história, o xadrês é sempre lembrado como característica dos punks da década de 80 e dos adeptos a esse estilo atualmente. Não podemos esquecer também do escocês kilt.

                                                                    Calça no maior estilo punk.

Foi Coco Chanel, por volta de 1916, que adaptou as padronagens xadrês para as roupas femininas, como saias, calças e casacos. E hoje, sempre inspirada na lendária Chanel, os estilistas mostram peças que vão do básico ao chiquérrimo, do pret-a-porté à alta-costura.

É só saber adequar ao seu estilo e usar e abusar!

Assista ao vídeo dá coleção outono-inverno 2007-08 da Chanel

Anúncios

Um pensamento sobre “O vai-e-vem da moda xadrês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s